23 de março de 2015

#Bate-Papo: Por que eu escolhi a Engenharia de Alimentos

Olá gente, tudo certo? Hoje eu tava conversando com uns colegas da faculdade e me bateu umas lembranças, uma nostalgia de lá do início. Daí pensei que podia sair um post sobre isso, já que uma vez eu perguntei em um grupo o que achavam e algumas pessoas disseram que era legal saber mais sobre o que eu faço. Então eu resolvi criar tipo uma "série" onde vou falar mais do curso, e hoje o assunto é "Por que eu escolhi a Engenharia de Alimentos?".


Pra quem não sabe eu sou estudante de Engenharia de Alimentos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O curso é anual, possui 5 anos e eu estou no 4° (logo me formo). Me formei no ensino médio em 2008 e fiz vestibular pra Engenharia de Alimentos naquele ano mesmo, mas sem estudar, pois a intenção era me formar no colégio primeiro. Em 2009 entrei em um cursinho pré-vestibular e acabou sendo um ano de muita farra pra mim. Não tinha compromisso com os estudos e acabava saindo pra festa quase todos os finais de semana, era claro que no fim acabaria não passando novamente no vestibular. Por sorte, naquele ano foi aderido o ENEM mas a universidade da minha cidade decidiu que seria meio a meio e eu acredito que por conta disso acabei entrando pro curso que eu queria.


E a pergunta que não quer calar: Por que eu escolhi a Engenharia de Alimentos?
Eu sempre gostei de matemática e na hora da minha decisão eu já sabia que queria ir pro lado das exatas, mais precisamente nas engenharias. E a escolha específica por alimentos foi por exclusão, eu lia sobre todos os cursos de engenharia e excluía aqueles que não me interessavam. Por fim, fiquei com a Engenharia de Alimentos, pois abordavam assuntos como "controle de qualidade de alimentos" e "design de embalagens".

O mais engraçado de tudo isso é que não basta apenas gostar de matemática pra entrar em uma Engenharia. Me arrisco até a dizer que não tem nada a ver com matemática, todos os cálculos e contas que são feitos durante os 5 anos de curso, usam o básico do básico da matemática ensinada nas escolas (pelo menos nas públicas, que foi onde eu estudei a vida toda). Também é engraçado dizer que controle de qualidade de alimentos é visto muito por cima e uma cadeira de design de embalagens nem existe (isso tudo na minha universidade, não posso afirmar em outras). O mais legal é que mesmo com esses poréns eu continuei no curso e descobri que há muito mais por trás de tudo que eu imaginava.

No próximo post eu vou contar um pouco mais sobre o curso. A minha visão sobre ter o conceito de "difícil" e contar o que eu mais gosto. Espero que vocês tenham gostado! Um grande beijo!

Não esqueçam de seguir o blog nas redes sociais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário